O papel da tecnologia no ‘novo normal’

Recentemente, a publicação britânica The Economist listou a previsão de especialistas sobre o que está por vir em diversos segmentos da sociedade e, especialmente, da economia mundial.

Certamente a tecnologia é um personagem muito importante nessas previsões. Vamos dar  uma olhada nessas previsões e entender como elas podem impactar nossas vidas e nossos negócios.

Um primeiro ponto a ser observado é o crescente uso de assistentes digitais. Conforme grandes escritórios vão sendo fechados e seus modelos se tornando ultrapassados, a tecnologia vai tomando seus lugares e varrendo aqueles que não se adaptam a ela.

Os assistentes digitais ganharam muito espaço ao passo que menos pessoas estavam nesses escritórios disponíveis para atender a um público que também não estava lá. Assim, os chatbots (ou robôs) passaram a ser praticamente obrigatórios em quase todos os ramos.

Da mesma forma, os hotéis dedicados às viagens de trabalho estão desaparecendo, bem como as próprias viagens à trabalho. Afinal, todos os eventos relacionados ao trabalho passaram a ser online e estão cada vez mais bem feitos. Não apenas as chamadas passaram a ser todas de vídeo, mas também os lançamentos de novos produtos e até mesmo os painéis e congressos internacionais são feitos à distância. Tudo isso apoiado por Inteligências Artificiais que otimizam a experiência.

E por falar em trabalhar de casa, ao se tornar obrigatoriedade e deixar de ser uma opção, as empresas se empenharam em resolver as necessidades para que isso fosse feito com a melhor qualidade possível para todos os envolvidos. Por isso, as casas estão mais tecnológicas e é possível gerar o mesmo valor e trabalhar com a mesma qualidade que se faria em um escritório bem estruturado, mas  fazendo isso de dentro da sua casa, seja ela onde for, até mesmo mais afastada dos grandes centros.

Quando se fala que o trabalho tem qualidade, é porque isso continua sendo mensurado de alguma forma. A diferença é que agora isso não depende apenas de um chefe que revê, mas sim através de plataformas que ajudam a avaliar resultados e KPIs.

Por sua vez, as empresas também estão mais tecnológicas. Quem não investe mais do que 10% em novas tecnologias já ficou obsoleto. Como os recursos estão mais limitados, não há espaço para incertezas, é necessário precisão. Uma empresa de tecnologia, fresca e nova hoje, pode substituir outra que tem feito o mesmo nos últimos 50 anos.

Outro ponto interessante é que o tratamento de dados pessoais tem se tornado mais delicado e as grandes plataformas já estão mudando. Hoje, muitos já estão voltando a pagar assinaturas para o que em outro momento estavam usufruindo gratuitamente, já que isso envolve uma transparência e segurança maior. As grandes marcas hoje valem sua credibilidade. Tudo pode ser copiado ou replicado, exceto prestígio. O valor da empresa hoje depende de muitos fatores e não apenas de sua venda anual.

Como podemos observar, a tecnologia sofreu uma grande evolução em pouquíssimo tempo impulsionada pela pandemia. E se você tem um negócio, é preciso estar atento a essas evolução e acompanhar o que está acontecendo no seu ramo. A possibilidade de ficar para trás nunca foi tão real e aconteceu tão rápido. Continue nos acompanhando e fique por dentro do que acontece no mundo da tecnologia. 

Esse texto foi adaptado de https://collbusinessnews.com.br/o-que-esta-por-vir-para-2021/

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Confira outros Posts

O papel da tecnologia no ‘novo normal’

Recentemente, a publicação britânica The Economist listou a previsão de especialistas sobre o que está por vir em diversos segmentos da sociedade e, especialmente, da